Em um mercado cada vez mais competitivo, muitas organizações vêm assumindo a responsabilidade pela capacitação inicial e continuada de suas equipes.
Diante do desafio de promover qualificação sem comprometer a produtividade dos funcionários, a educação a distância (EAD) tem se mostrado uma opção estratégica e muito efetiva.
A educação a distância foi regulamentada em 2005 e reconhecida como uma proposta eficiente de ensino-aprendizagem.
Desde então, as metodologias e práticas didáticas têm sido desenvolvidas e aprimoradas, principalmente com a rápida evolução das tecnologias.
Na prática, o educando tem à sua disposição uma série de ferramentas interativas que facilitam o processo de aprendizagem, criando um repertório de conhecimento tão rico quanto o de um curso presencial.
Mas como saber se treinamentos EAD podem realmente funcionar na minha empresa?
A seguir, relacionamos alguns motivos para ajudar você nessa questão.
Por que promover treinamentos EAD na sua empresa?

1 – Custo, tempo, produtividade e motivação
Treinamentos EAD: uma série de vantagens tanto para empresas como para funcionários.
Sem contar que, em geral, funcionários qualificados se sentem mais valorizados e trabalham com mais motivação. Eles criam um vínculo diferenciado com a empresa, resultando em aumento de performance.
Nesse sentido, ao compor um treinamento EAD, é imprescindível considerar os recursos necessários para garantir o dinamismo e a conexão com a prática e o cotidiano dos participantes.
Em um treinamento EAD utiliza-se uma série de recursos didáticos digitais como videoaulas, vídeos, textos digitais e livros eletrônicos, além de simulações, recursos adaptativos e objetos de aprendizagem como jogos em estratégias gamificadas.
Para que tudo isso aconteça, é essencial a atuação de uma equipe multidisciplinar e de professores especializados na produção de conteúdos voltados a diferentes plataformas e formatos, sem perder de vista as necessidades de aprendizagem de cada estudante.
2 – Mais flexibilidade e autonomia
Treinamentos EAD: a flexibilidade da educação a distância possibilita melhor organização dos estudos.
Com a correria do dia a dia e a dificuldade de conciliar agendas, é conveniente poder estudar em qualquer lugar, no horário que for possível.
Na educação a distância, o estudante tem um papel de protagonista em todas as ações desenvolvidas. Nessa perspectiva, o professor tem o papel de mediador, favorecendo o exercício da autonomia e da colaboração no processo de aprendizagem.
3 – Clareza dos objetivos para todos
Treinamentos EAD: uma qualificação a distância é capaz de conectar funcionários em diferentes locais.
Essa prática permite um entendimento unificado sobre a visão e os objetivos da empresa.
4- Consumo de conteúdo on-line: uma nova tendência
O hábito de consumir conteúdos on-line pode ser explorado em treinamentos EAD.
Você já deve ter percebido que os smartphones com acesso à internet vieram para ficar, e seu uso é cada vez mais crescente.
Estamos conectados à rede mundial de computadores o tempo todo, navegando e compartilhando informações a qualquer hora, em qualquer lugar.
Com esta mudança de comportamento, principalmente das novas gerações, o consumo de conteúdos on-line passa a ter muita relevância durante a experiência digital.
Nesse contexto, a educação a distância vem ganhando força e as empresas podem aproveitar esta excelente oportunidade para utilizar a familiaridade e a disposição das pessoas com a internet para promover ações de treinamento a distância.
E aí, viu quantas vantagens de oferecer treinamentos EAD na sua empresa?
O Senac está preparado para ajudar as empresas a implementar treinamentos a distância personalizados, conforme as necessidades de cada negócio.
Bons treinamentos!
Colaboração:
Angélica Kanô, designer de Soluções Educacionais Corporativas do Senac São Paulo.