Por trás de todo time de vendas vencedor, existe o investimento na capacitação profissional.
Vamos começar esse conteúdo com um exercício.
Imagine que um time de vendas atinja suas metas antes do fechamento. No projeto seguinte, a mesma equipe repete a façanha. E isso vira rotina.
Não podemos atribuir todo esse sucesso constante simplesmente à sorte. Lembre-se: a alta performance de equipes não ocorre por acaso. Por trás de todo time de vendas vencedor, existe o investimento na capacitação de profissionais.
Dentro dessa lógica, o departamento de treinamento e desenvolvimento também assume um papel fundamental no sucesso da empresa. Isso porque é ele quem vai atrás de cursos e treinamentos para potencializar os resultados da equipe.
Quer saber qual é o melhor momento para investir na capacitação de profissionais da área de vendas da sua empresa?
Antes de mais nada: invista na avaliação individual e da equipe

Só uma equipe bem qualificada consegue atender aos desafios de uma mercado dinâmico e competitivo.
Em um mercado dinâmico e competitivo, profissionais jamais podem ficar parados. É preciso estar em constante atualização e conhecer novas técnicas e ferramentas.
É uma questão de sobrevivência.
Mas não podemos atirar para todos os lados. Antes de contratar a qualificação certa, precisamos fazer uma avaliação individual e da equipe.
Isso significa levantar as virtudes e os pontos que precisam ser melhorados em cada profissional.
E, claro, entender quais são os objetivos da empresa.
Por exemplo, uma equipe pode contar com profissionais que sabem argumentar e negociar com clientes.
No entanto, apresentam dificuldades quando precisam prospectar novos negócios e fidelizar os antigos.
Ao identificar esses problemas, fica muito mais fácil para o time de Treinamento e Desenvolvimento oferecer a melhor capacitação naquele momento.
Benefícios do treinamento para equipe
Muito mais do que potencializar o desempenho da equipe, investir em treinamentos ajuda a resolver outras dores que quaisquer empresas enfrentam: a questão da motivação e da retenção de talentos.
Um dos segredos para manter uma equipe motivada e engajada está em estimular seu desenvolvimento e, a capacitação profissional é uma das formas de promover essa evolução. As pessoas se sentem mais valorizadas quando percebem que a empresa está apostando no talento delas.
Como uma forma de retribuir esse investimento, elas arregaçam as mangas para atingir as metas.
Nisso, a retenção de talentos vira consequência. Uma vez que as pessoas se sentem valorizadas dentro da equipe, ela começa a desenvolver um sentimento de lealdade com a empresa.
Isso não é demais?
Outro ponto que ajuda na retenção de talentos é que, uma vez que profissionais passam a apresentar melhores resultados, podem almejar uma promoção e aumento salarial.
Agora, para que todos esses benefícios sejam sentidos pela empresa, os profissionais precisam colocar todo aprendizado de cursos e treinamentos em prática no dia a dia.
De nada adianta aprender novas técnicas e ferramentas de vendas, se a equipe insiste em usar métodos do passado. Compete aos profissionais de Treinamento e Desenvolvimento implementar uma cultura de sair da zona de conforto.
Fica aqui uma excelente sugestão!
Programa Academia Senac de Vendas

O treinamento em vendas eficiente precisa abordar o ponto de vista de cada nível do processo da empresa.
Referência quando o assunto é educação, o Senac tem uma solução para o mundo corporativo.
Aqui, estamos falando do Programa Academia Senac de Vendas. É feita sob medida, ou seja, personalizado conforme a necessidade de cada empresa.
A Academia Senac de Vendas abrange todos os profissionais da equipe: vendedores, supervisores e gestores.
Quando o assunto é processo vendas, por exemplo, o treinamento aborda o ponto de vista de cada nível. Enquanto a gerência recebe o assunto com um olhar mais estratégico, os vendedores têm um ensino mais prático.
Trata-se, portanto, de um investimento que vai deixar toda a equipe alinhada e, por consequência, trazer retorno para a empresa. Quanto às modalidades de ensino, sua empresa pode optar por aprender de forma presencial ou a distância.
Há, ainda, a opção de contratar o sistema de blended learning, ou seja, as pessoas recebem conteúdo on-line e, de vez em quando, realizam encontros presenciais para compartilhar seus conhecimentos.
Enfim, temos opções para melhor atender a necessidade da sua empresa.
Vamos desenvolver a sua equipe de vendas?