A rotina deste profissional envolve muita responsabilidade, dedicação e flexibilidade.

Você chegou nesta etapa após percorrer os caminhos desafiadores que envolvem a gestão de uma equipe de vendas, conforme abordamos nos e-books que teve acesso.

Neles, além dos desafios, você conferiu uma série de estratégias que podem ser aplicadas pelo time comercial como um todo.

Neste conteúdo, vamos conferir algumas soluções indicadas para alguns dos desafios que envolvem a coordenação de uma equipePodemos dizer que o supervisor de vendas faz o meio de campo dentro de um time de vendas.

A pessoa que tem essa posição, carrega os objetivos da empresa até a ponta, juntos aos vendedores. Assim como leva as demandas e necessidades da equipe para a gestão.

O supervisor deve encontrar um equilíbrio entre as demandas exigidas pela empresa, que nem sempre são fáceis de serem alcançadas, e manter a equipe de vendas funcionando, motivada e batendo as metas.

Liderar uma equipe exige muita responsabilidade e flexibilidadeOu seja, o dia a dia desse profissional demanda um jogo de cintura e tanto, não é mesmo?

Entre as principais atribuições desafiantes que envolvem o trabalho de supervisão, estão:

• Mediar reuniões

A elaboração da frequência, duração, assim como o formato e a mediação das reuniões é essencial para um melhor aproveitamento e produtividade dos encontros promovidos com a equipe.

• Distribuir e fazer a gestão das metas

Pensar estrategicamente sobre a gestão de metas vai muito além de pensar na divisão igualitária entre os vendedores. Avaliar o potencial de mercado é fundamental no momento de iniciar uma distribuição de metas, pois cada região oferece um cenário diferente e exige um olhar diferenciado.

• Motivar e bonificar a equipe

Manter a equipe motivada é uma das tarefas mais difíceis e importantes do supervisor de vendas. Afinal, uma equipe motivada é sinônimo de equipe produtiva. Daí a importância de, desde o início, definir metas alcançáveis.

Além disso, trabalhar com comissões e recompensas pode proporcionar uma competição saudável na equipe, sem esquecer do investimento em treinamentos, outra excelente estratégia de motivação e retenção de talentos.

• Mediar conflitos

Se você ocupa um cargo de liderança, certamente já deve ter atuado na resolução de um conflito na equipe. Saber agir nesses momentos é vital para evitar um abalo na equipe e até mesmo na empresa.

Estratégias como separar as pessoas dos problemas, agir com transparência, imparcialidade e utilizar a comunicação não violenta fazem toda a diferença nessas situações.

É claro que esses são apenas alguns dos diversos desafios que um supervisor enfrenta em sua rotina de trabalho.

Por onde começar

Você sabe que ser supervisor de vendas requer um aperfeiçoamento constante, certo?

Esse processo tem relação não apenas as técnicas comerciais e de liderança, mas também com o aperfeiçoamento pessoal que acrescenta muito na gestão de uma equipe.

Portanto, no processo de desenvolvimento de uma carreira, é fundamental que esse profissional evolua para realizar um trabalho cada vez mais seguro, assertivo e que tenha reflexos por toda a equipe.

É claro que desenvolver todos esses atributos levam tempo, exigem dedicação e, às vezes, não dependem apenas de você. Daí a importância de bons treinamentos para garantir a assessoria de profissionais experientes em toda sua jornada.

Que tal esclarecer de uma vez por todas as suas dúvidas relacionadas à supervisão de equipe de vendas? Por meio de vivências em situações práticas do dia a dia, podemos trabalhar juntos nesse processo.

Conheça o Programa Academia Senac de Vendas

Liderar uma equipe exige aperfeiçoamento constante. 

Com mais de 70 anos de experiência em educação, o Senac é referência no assunto e oferece uma solução para o mundo corporativo por meio do Programa Academia Senac de Vendas.

Ele é feito sob medida, ou seja, personalizado conforme a necessidade de cada empresa, assim como envolve todos os profissionais da equipe, independentemente de cargo.

Quando o assunto é processo vendas, por exemplo, o treinamento aborda o ponto de vista de cada nível. Enquanto a supervisão recebe o assunto com um olhar mais estratégico, os vendedores têm um ensino mais prático.

O programa pode ser realizado de forma presencial ou a distância. Além de contar com a opção blended learning: as pessoas recebem conteúdo on-line e, eventualmente, realizam encontros presenciais para compartilhar conhecimentos.

Enfim, temos todas as opções para melhor atender as necessidades da sua empresa.


Vamos desenvolver a equipe de vendas?