É essencial que o líder em vendas passe confiança para sua equipe.

A área de vendas é o coração de uma organização, na qual os vendedores são os representantes da empresa e a liderança em vendas trabalha para que a equipe entregue os melhores resultados.

Pensando nisso, o líder da área de vendas tem um papel fundamental para o sucesso da organização, já que ele é o responsável por conduzir todo o time de vendas.

Então, se sua empresa quer se destacar no mercado, os líderes de vendas precisam ser desenvolvidos para conduzir a equipe em diferentes situações.

Mas, afinal, o que é a liderança em vendas?

 

Ser um líder de vendas é acompanhar a equipe, para que, juntos, alcancem os melhores resultados. Para isso, o líder precisa saber identificar problemas e solucioná-los da melhor forma, traçando novos planos e ações.

O perfil de um líder em vendas: passar confiança é fundamental 

Não adianta somente cobrar e acompanhar os números indicadores de vendas.

O líder de vendas precisa, antes de tudo, passar confiança para sua equipe. Para isso, ele precisa ser próximo ao grupo e, muitas vezes, ajudar a fazer, puxar os problemas para si.

Este profissional não deve ser o carrasco e nem o amigão dos vendedores, mas, ao mesmo tempo, o líder precisa ser assertivo em suas colocações, para passar segurança e colocar o time na melhor direção.

Diferença entre ser um líder e ser um gestor

O líder atua fortemente na parte motivacional da equipe. É ele que está sempre ali lembrando e motivando a equipe para que façam o que precisa ser feito e alcancem a meta estabelecida.

Já o gestor foca no cumprimento de obrigações e nas melhorias que devem ser feitas. Porém, os melhores líderes são os que conseguem casar as duas habilidades, de liderança e gestão.

Com esse casamento de características, a condução da equipe se torna algo mais natural e com bons resultados.

4 características essenciais da liderança em vendas

Equipes mais bem preparadas e unidas no objetivo da empresa são reflexos de uma boa liderança.

1- Empatia

Cada ser humano possui características únicas. Até mesmo pessoas que moram na mesma casa e possuem a mesma criação, apresentam diferentes comportamentos.

O líder de vendas precisa ser empático e se colocar no lugar do outro para compreender seu time. Sem esse comportamento, o líder será incapaz de criar uma relação de entendimento, respeito e confiança com sua equipe.

2- Saber ouvir

De certa forma, saber ouvir se relaciona com ter empatia. É ouvindo que podemos entender o outro.

Além disso, é muito importante dar abertura para que a equipe possa falar com o líder.

Esta ação estreita os laços de confiança e faz com que seus vendedores continuem engajados.

3- Saber delegar

Como já dito anteriormente, não se constrói um time com pensamento individualista. Para que se torne um bom líder, é preciso saber atribuir responsabilidades a outras pessoas, acompanhando o seu trabalho e resultados.

Para isso, é necessário observar às habilidades individuais de cada um, para que sejam destinados a uma atividade que lhes seja agradável e a qual desenvolvam com facilidade.

4- Saber falar

Saber falar vai muito além da capacidade cognitiva de esboçar palavras. Um dos grandes problemas que encontramos em equipes é a comunicação.

É preciso saber transmitir o que se deseja de forma clara e objetiva, sem que haja quaisquer tipos de ruídos na comunicação.

Existem diversas formas de falar a mesma coisa. Portanto, é preciso se policiar para que os feedbacks não contenham ofensas ou quaisquer tipos de grosserias.

Ninguém gosta de ouvir uma resposta torta ou grosseira e, às vezes, quando a mensagem é passada dessa forma, a pessoa acaba não absorvendo, pois não interpreta como algo positivo para seu crescimento.

Como trabalhar esse perfil de liderança com o time?

Liderança em Vendas: é fundamental que o profissional conheça bem a sua equipe.

Assim como para qualquer líder, é importante para o profissional que comanda equipe de vendas precisa conhecer bem todos os seus liderados.

Exercer uma liderança moderada, atuando de forma diferente dependendo da maturidade e perfil de cada um. 

Para extrair e desenvolver o maior potencial de sua equipe, precisa atuar como um líder mediador, utilizando das situações cotidianas para mediar o aprendizado de sua equipe. 


Com isso, podemos destacar as principais vantagens de uma boa liderança no processo de vendas:

Equipes mais bem preparadas e unidas no objetivo da empresa;
• Padronização na unificação do time de vendas;
• Melhora na experiência de compra do cliente;
• Retenção de talentos na equipe de vendas (já que a equipe se mantém motivada e se sente bem em trabalhar com bons líderes);
• Aumento da motivação e engajamento;
• Maior confiança da equipe, de forma geral.

Sabemos que enfrentar desafios faz parte da rotina das empresas. Nesta realidade, a liderança e a cooperação são fortes aliadas na estratégia para uma empresa se destacar no mercado. 

Seja para aumentar as vendas, superar a concorrência ou alcançar metas, o desenvolvimento de uma liderança em vendas é essencial para o sucesso de uma empresa.  

Boas Vendas!  

Colaboração:
Sandra Cristina Domingos, coordenação de vendas do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo.