Não vamos mentir: não existe fórmula pronta para definir o alinhamento estratégico e o planejamento de vendas de uma empresa. Para piorar a situação, muitas vezes as coisas não caminham como imaginamos…
Mas as boas práticas do mercado nos mostram que existem alternativas para superar esses desafios. A começar pelo trabalho em equipe.
Sabe aquele velho ditado popular que diz que duas cabeças pensam melhor que uma? Então, uma equipe que troca informações e ideias a todo momento consegue, em parceria, encontrar as melhores soluções.
Na prática, isso quer dizer que todo mundo – da diretoria e gerência aos profissionais de vendas – deve participar do planejamento estratégico.
E nós costumamos tomar melhores decisões quando temos acesso a mais informações, certo?
Por isso, é fundamental manter um diálogo aberto com todos os departamentos da empresa.
Enquanto o marketing desenha a estratégia de captação de leads e mostra o cenário da concorrência, o time financeiro estabelece a margem de retorno que a equipe de vendas deve trabalhar.
Mas essas são apenas algumas das boas práticas que você deve adotar na hora de fazer o alinhamento estratégico e o planejamento de vendas.
Você confere essas e outras dicas no nosso e-book gratuito. Nele, abordamos os seguintes assuntos:
– diferença entre alinhamento estratégico e planejamento de vendas;
– os maiores desafios de planejar suas vendas;
– estratégias para empresas B2B e B2C;
– tecnologia para reunir e analisar dados;
– importância da flexibilidade.
Despertou o seu interesse? Então continue conosco para tirar as suas dúvidas e boa leitura!