Para eu bater as metas comerciais, basta replicar o modelo de sucesso de outra empresa, certo?
Não, as coisas não funcionam assim no mercado de trabalho, ainda mais na área de vendas.
Em primeiro lugar, é preciso identificar, no mercado, profissionais de vendas que estejam alinhados à cultura da sua empresa.
Outro ponto de atenção, durante o processo de recrutamento e seleção, está na diversidade.
É importante ter na sua equipe profissionais com diferentes perfis: enquanto alguém adota uma abordagem mais agressiva para vender mais, outra pessoa deve ter um tom mais conciliador para trabalhar no pós-venda e na retenção de clientes.
Mas esses são apenas os primeiros passos para começar a montar uma equipe comercial de sucesso.
Não basta selecionar profissionais competentes, se a distribuição de metas estiver inadequada e se não houver estratégias de motivação para a equipe de vendas.
Você confere dicas de como proceder em todas essas etapas no nosso e-book gratuito Do recrutamento à motivação: como formar uma equipe de vendas.
Nele, abordamos os seguintes assuntos:
– o processo de recrutamento e seleção de profissionais;
– os diferentes perfis de profissionais de vendas;
– qual deve ser o tamanho da equipe comercial?
– como fazer a distribuição de metas?
– estratégias para motivar as pessoas e diminuir o turnover;
Despertou o seu interesse?
Então continue conosco para tirar as suas dúvidas e boa leitura!