Que tal aumentar a produtividade na sua empresa?

Um dos grandes desafios em qualquer organização, seja pública, seja privada, seja do terceiro setor, é melhorar a produtividade e a eficiência.

Para conquistar esse resultado tão esperado, a empresa tem como desafio proporcionar aos seus funcionários o acesso a novas ferramentas que facilitem a rotina e otimizem o tempo ao realizar uma tarefa.

Essa mudança nos índices de performance passa necessariamente pela qualificação profissional e pelo treinamento contínuo em qualquer área de uma organização.

Para ajudar gestores e equipes de treinamento a identificar as possibilidades práticas para impulsionar a produtividade na sua empresa, listamos capacitações essenciais para o desempenho com excelência e eficiência, em qualquer ramo de atuação.

Para aumentar a produtividade na sua empresa, conheça 10 capacitações essenciais

1 – EXCEL

Excel: produzir planilhas é uma das exigência em diferentes áreas.Excel: produzir planilhas é uma das exigência em diferentes áreas.

 

Atire a primeira pedra quem nunca precisou fazer uma planilha! O Excel é um dos softwares mais presentes na rotina das empresas.

Dependendo do nível de domínio da ferramenta, é possível aplicar diversos recursos que facilitam o trabalho em qualquer negócio: o uso de funções, fórmulas, gráficos, planilhas interativas e análises. Como estão seus conhecimentos em Excel?

2 – COMUNICAÇÃO ESCRITA

10 cursos para aumentar a produtividade da sua empresa invista na comunicação escrita para aumentar a produtividade da sua empresa. 

Escrever bem é um diferencial para qualquer profissional e, por vezes, uma característica necessária tanto na comunicação interna como no contato com clientes e fornecedores.

No nosso trabalho, escrevemos textos o tempo todo: respondemos dezenas de e-mails, produzimos relatórios, apresentamos propostas, etc. Já pensou que o sucesso de um projeto pode depender da forma como ele é apresentado por escrito?

O objetivo central de um bom curso de comunicação escrita não é só aprimorar a habilidade de escrever textos claros, adequados e corretos, mas aproximar os conceitos teóricos a situações reais de trabalho e, principalmente, impulsionar o protagonismo e a confiança dos participantes.

3 – PROJECT

Na gestão de projetos, dominar uma ferramenta específica pode ser o diferencial.Na gestão de projetos, dominar uma ferramenta específica pode ser o diferencial.

Quantos projetos estão em andamento na sua empresa atualmente? Dezenas, centenas? Muitas empresas têm o desafio de organizar projetos complexos e buscam sempre a excelência no controle dessas demandas.

Uma ferramenta poderosa que ajuda na gestão de projetos é o MS Project. Já ouviu falar dele?

O MS Project é um dos principais softwares de planejamento e gestão de projetos, com ferramentas para controle de itens essenciais, como custos, prazos e qualidade.

Por ser um programa bastante complexo e extenso, há formações bem variadas, que vão de cursos livres a programas de pós-graduação.

4 – COMO FALAR EM PÚBLICO

Falar bem em público pode trazer muitos benefícios no dia a dia do ambiente corporativo. Falar bem em público pode trazer muitos benefícios no dia a dia do ambiente corporativo. 

Responda rápido: você tem facilidade para falar em público? Para muitas pessoas, essa situação gera momentos de tensão, principalmente no ambiente corporativo.

Para piorar, esse medo de falar em público é considerado um fator limitador para o sucesso e a ascensão de muitos profissionais. Não dá, não é?

Parece contraditório, mas muitos gestores que ocupam cargos de liderança nas empresas não se sentem realmente preparados para fazer um discurso objetivo, seguro e verdadeiro.

Se esse é o seu caso, tenha acesso a técnicas para falar em público com excelência. Uma capacitação nessa área pode trazer métodos primordiais para melhorar o desempenho em situações cotidianas, por exemplo, participação em reuniões, ou em contextos mais desafiadores, como palestras e grandes apresentações.

5 – ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

Na gestão do relacionamento de equipes, saber administrar conflitos é imprescindível. 

Nem é preciso falar sobre a importância do relacionamento interpessoal dentro de uma empresa, não é mesmo?

Alguns até arriscam dizer que ele é tão importante quanto a qualificação individual dos funcionários.

E todos sabemos que onde há pessoas e relacionamento, há inevitavelmente conflitos e divergências.

A boa notícia é que existem métodos para administrá-los, por meio do entendimento do problema e do planejamento em busca de uma solução.

Um curso nesse tema deve apresentar algumas ferramentas que transformem o funcionário em um bom mediador de conflitos, trazendo melhorias na qualidade de vida e dos relacionamentos de toda a equipe.

Já ouviu falar em comunicação não violenta?

6 – ATENDIMENTO AO CLIENTE

Atendimento ao cliente: algo complexo e relevante na relação entre empresas e consumidores.Atendimento ao cliente: algo complexo e relevante na relação entre empresas e consumidores.

“Atender um cliente é coisa muito simples e fácil”. Infelizmente essa frase não se aplica no dia a dia das empresas e na sua relação com consumidores.

O atendimento ao cliente é algo mais complexo e relevante, principalmente em um mercado de produtos e serviços cada vez mais parecidos.

O desafio não é pequeno: atender com excelência, alinhando habilidades de comunicação e de relacionamento, gerenciando pessoas e processos.

Uma formação mais completa nessa área pode capacitar não só o nível operacional (balconistas, recepcionistas, agentes, assistentes, promotores), mas também um nível mais estratégico (coordenadores, supervisores e encarregados), além da gestão, como gerentes e diretores.

Afinal, o atendimento que encanta precisa estar no DNA de toda a empresa.

7 – RACIOCÍNIO LÓGICO: COMO IDENTIFICAR, ANALISAR E RESOLVER PROBLEMAS

Sabia que é possível usar técnicas de raciocínio lógico para a resolução de problemas?

Sabia que é possível usar técnicas de raciocínio lógico para a resolução de problemas?

 

Como você lida com os problemas no trabalho? Você usa o pensamento de forma estratégica para resolvê-los?

Saiba que um curso de raciocínio lógico propõe uma mudança na forma de aprender, ensinar e solucionar desafios. Mais do que isso: apresenta uma maneira mais autônoma na maneira de pensar! Interessante, não é?

Um exemplo disso é o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), que é um método criado há mais de 50 anos que promete potencializar a forma como as pessoas ensinam e aprendem.

8 – TÉCNICAS DE VENDAS

Para ser um bom profissional na área de vendas é preciso estudo e atualização.Para ser um bom profissional na área de vendas é preciso estudo e atualização.

 

A área de vendas é cheia de mitos. Muitos acreditam que vender é uma arte; outros, que um bom vendedor já nasce pronto.

Uma capacitação nessa área tem o objetivo de provar que as habilidades de um bom vendedor podem, SIM, ser desenvolvidas com bons treinamentos e muita disciplina.

Na área de vendas no varejo, por exemplo, um curso precisa ser bem focado em ferramentas para melhorar alguns aspectos que são indispensáveis no trabalho do vendedor: o bom atendimento, o comportamento flexível e a comunicação assertiva.

Tudo para atender às necessidades e às expectativas e garantir a satisfação do cliente dentro das etapas do processo de vendas.

9 – TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Técnicas de negociação: habilidades que trazem melhores resultados durante os acordos.

Técnicas de negociação: habilidades que trazem melhores resultados durante os acordos.

 

Você já percebeu a importância da negociação no seu trabalho? No fundo, negociamos o tempo todo, seja no simples ato de compra e venda, seja nos acordos mais sutis e estratégicos.

Em todos eles, a ética é o ponto principal.  Afinal, é necessário cumprir aquilo que foi acordado, não é mesmo?

Mas será que é possível aprender a negociar? Sim, há técnicas que podem ser colocadas em prática, além de habilidades a serem desenvolvidas para buscar um resultado satisfatório para todos os envolvidos.

Que haja, é claro, benefícios que sejam justos e bons para todos os lados.

10 – LIDERANÇA

Como os líderes da sua empresa são capacitados? Como os líderes da sua empresa são capacitados? 

 

Você deve saber que o quadro de liderança de uma empresa não se restringe apenas ao comando de equipes de trabalho e busca por resultados. A atuação desse profissional segue em duas direções:

1 – Atender aos objetivos da empresa, que é a essência da organização,
da saúde financeira e da sustentabilidade do negócio.
 

2 – Garantir motivação e real engajamento de seu grupo de trabalho –
aspectos que fazem toda a diferença em momentos de competitividade e instabilidade.

Um curso para capacitar a liderança da sua empresa deve ter como foco principal o desenvolvimento de competências para enfrentar esses desafios, independentemente do nível de atuação do profissional: de equipes técnicas ao corpo gerencial e diretivo.

Entre as competências desenvolvidas estão:

  • Construção do próprio marketing pessoal.
  • Desenvolvimento profissional e formação das equipes técnicas de trabalho.
  • Gestão de cenários de mudança nas empresas.

Há ainda um tipo de formação com foco na liderança mediadora, que propõe uma nova visão de liderança dentro das empresas: o líder que cria um ambiente ideal para o estímulo e o desenvolvimento de novos talentos. Conheça o programa!

E aí? Percebeu a importância de algumas ferramentas para aumentar a produtividade da sua empresa?

Não deixe de identificar as oportunidades de capacitação na sua equipe e invista em treinamento contínuo.

Pode acreditar, os resultados de produtividade também serão contínuos!

Bons treinamentos!